3ª etapa do Hang Loose Surf Attack começa nesta sexta-feira em Guarujá

CATEGORIA JÚNIOR ABRE AS DISPUTAS ÀS 8 HORAS NA PRAIA DO TOMBO

A 3ª e penúltima etapa do Hang Loose Surf Attack, o circuito paulista das categorias de base, começa nesta sexta-feira (19), na Praia do Tombo, em Guarujá. Em ação, mais de 220 atletas e o primeiro dos três dias de disputa promete ser agitado com a seis categorias indo para o mar e os surfistas da júnior (sub18) abrem o evento, às 8 horas.

Quem não puder ir até a praia, tem a opção e acompanhar todas as baterias ao vivo pela internet, com a transmissão pelo site www.fpsurf.com.br. Depois da fase inicial da júnior, entram no mar, pela ordem, a iniciante (sub14), às 10h, mirim (sub16), às 11h15, petit (sub10), às 13h15, a feminina (sub16), às 14h30, e encerrando a programação, a estreante (sub12), às 15h45.

Nas disputas que já podem esquentar no primeiro está a feminina, onde Sophia Medina está invicta até agora, com duas vitórias e caminhando para o bicampeonato. Entre as rivais estarão Isabela Saldanha, atual vice-líder do ranking e vindo de uma grande vitória na etapa do Sul-Americano Pro-Júnior, da World Surf League (WSL), em Florianópolis, e Nairê Marquez, terceira na classificação, vice-campeã em 2018 e vitoriosa de duas categorias no último domingo no Brasileiro de Surf Feminino, em Ubatuba.

"O Hang Loose é um circuito que nunca consegui vencer, sempre bati na trave, então estou treinando muito forte, já que é meu último ano de sub16 e quero muito ter esses títulos da carreira amadora de surfista, que é muito importante. A vitória no Pro Júnior, com certeza, me deu mais confiança e motivação para seguir em frente", fala Isabela. "Estou treinando bem e o melhor, conseguindo me divertir. Quero surfar bem e ficar feliz", diz Nairê, evitando a pressão pela disputa.

RYAN KAINALO - Outro destaque na etapa será Ryan Kainalo, que este ano tenta o seu sexto título no Hang Loose Surf Attack. Já foi bicampeão na petit, bi na estreante, campeão na mirim e agora lidera na iniciante, podendo garantir a nova conquista por antecipação já nesta etapa, dependendo da combinação de resultados. "Com certeza seria ótimo garantir agora, mas vai ser difícil, porque tem ótimos concorrentes, mas eu vou tentar", destaca.

"A expectativa está muito boa, porque o Tombo é uma praia que gosto muito e quero fazer um bom resultado. Treinei bem e estou feliz em poder competir lá", reforça Ryan, que é filho do experiente Alex Miranda, também competidor. Entre os caçulas, Kailani Rennó, filho do big rider Zecão, também aparece na lista dos principais atletas, liderando a petit.

Apesar de ser válido pelo paulista o campeonato, que está em sua 31ª edição consecutiva, atrai surfistas de vários estados. Entre os nomes de ponta confirmados estão o catarinense Léo Casal, que está entre os primeiros colocados da mirim e que entre outras conquistas este ano, ganhou o Pro Júnior no Chile, e o paranaense Anuar Chiah, campeão da petit no ano passado e dividindo a ponta nesta temporada na mesma faixa etária.

BRINCADEIRAS - O campeonato segue no sábado, novamente com as seis categorias em ação, e no domingo, as semifinais serão realizadas a partir das 9h e as finais, das 12 às 14h. Fora do mar, os três dias terão várias brincadeiras, gincanas e ações socioambientais para os atletas, promovidas nas tendas da Hang Loose e dos parceiros do evento, junto ao palanque, sob o comando do sempre animado Júlio Ozório, o Brô.

O Hang Loose Surf Attack 2019 tem os patrocínios de Sthill, Super Tubes, Surf Trip, Kyw, Overboard Action Sports Store, Hot Water, Rhyno Foam e CT Wax. Apoios da Prefeitura Municipal de Guarujá, Associação de Surf de Guarujá (ASG), Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com divulgação de Waves e FMA Notícias. Organização da Federação Paulista de Surf.

Crédito de fotos: Munir El Hage