Depois de sofrer grave acidente na viagem para Ubatuba, José Eduardo compete na superação e segue firme na disputa pelo título brasileiro

SURF TRIP APRESENTA ONBONGO PRO CONTEST TEM FINAIS NESTE DOMINGO NA PRAIA GRANDE, EM UBATUBA, DEFININDO O CAMPEÃO PAULISTA, ALÉM DE VALER 3 MIL PONTOS NO RANKING NACIONAL

Depois de um grande susto, ao sofrer um grave acidente na viagem para Ubatuba, o surfista de Búzios, José Eduardo, deu um verdadeiro exemplo de superação neste sábado (23), no primeiro dia do Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest, campeonato que vai definir neste domingo o título paulista e também vale importantes 3 mil pontos no ranking brasileiro da Abrasp.

Mesmo com fortes dores no braço direito, consequência de cortes feitos no acidente, e sem poder apoiar a mão na prancha, movimento para subir na prancha, ele não sabia se conseguiria surfar. Mas arriscou e fez bonito em sua estreia no round 3, vencendo uma bateria difícil, com direito a uma nota 7,25, para superar o cearense Tiago Silva, que já havia feito uma excelente apresentação, e desclassificar o paulista Robson Santos, que tem no currículo o título sul-americano pela WSL.

Antes de competir, Dudu treinou para saber se teria condições, mas não no mar. "Acordei cedo e tentei o movimento no colchão para ficar em pé. Como não posso apoiar a palma da mão, fiquei com medo de não dar certo. Fiz uma adaptação, falei com o médico e ele disse que a responsabilidade seria minha. Falei com minha mãe, meu técnico Theul e já que estava aqui decidi arriscar", contou.

"Meu técnico falou, você treinou muito para isso. Se não conseguir ficar em pé, sai da água. Fui no hospital, tomei duas injeções, para não sentir dor no mar. Na bateria nem pensei muito. Sabia que era difícil, mas tenho treinado muito. Estou aqui para tentar o título brasileiro para o Rio de Janeiro. O último foi em 2008", reforçou o surfista de 27 anos, campeão carioca em 2017 e atual terceiro colocado no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Ele lembra o acidente do ônibus que viajava para Ubatuba e agradece estar vivo. Por sorte, mudou de poltrona para dormir, sendo que o assento que estava antes foi perfurado por um galho que quebrou o vidro. "Foi um susto. Estava dormindo, o ônibus bateu, depois bateu de novo, na lateral, quebrou o vidro, uma criança pequena voou e eu a segurei com um braço. O outro ficou preso na janela e sangrando. Furou o banco que eu estava e eu poderia ter morrido", lembrou.

Ele sofreu vários cortes, levando 16 pontos no antebraço. Ao ser socorrido agradeceu estar vivo e nem pensou em competir. Foi para Ubatuba, na casa do amigo Alexandre Batata, e daí sim planejou competir. "Achei que iria voltar. Estava com cinco pranchas, duas quebraram e só uma não fez dano algum, justamente a minha mágica, que usei nas duas finais que fiz esse ano. Daí pensei, já que estou aqui, vou tentar", falou o atleta, que já sabe o que fazer neste domingo. "Vou seguir o mesmo plano, me divertir e agradecer por estar vivo", falou.

Neste sábado, os cinco primeiros do ranking Abrasp avançaram para o Round 4. A melhor performance do dia ficou com o vice-líder Hizunomê Bettero, que compete "em casa" e pode fazer história, sendo tricampeão paulista. Ele fez a maior média, com 13 pontos, incluindo um 7,5. O atual número 1, Igor Moraes, de São Sebastião, passou em segundo e neste domingo já volta ao mar logo na primeira bateria.

"Infelizmente está pequeno, mas tem de tirar leite de pedra. Consegui passar e vamos com tudo, quero esses dois títulos aqui", falou Iguinho, que pode conquistar o Brasileiro por antecipação em caso de vitória. O ubatubense Wesley Leite, atual quarto colocado, e o experiente Raoni Monteiro, de Saquarema, que está em quinto, também garantiram suas vagas no próximo round.

Além dos 13 pontos de Hizu, as melhores apresentações do sábado foram de Tiago Silva e Leo Andrade, ambos com 12,75, Dudu, com 12,40, Wesley Leite, com 12,30, Luan Carvalho, com 12,25, Gustavo Ribeiro e Dunga Neto, com 12. Outro destaque é a jovem revelação Renan Rodrigues, que ainda é amador e já avançou três rounds. Outros dois amadores que também seguem são Cauã Gonçalves, campeão paulista sub16, e Diego Aguiar, de Ubatuba.

Fora do mar, o evento contou com disputas de altinhas, valendo kits, e o artista Marcello Macarrão pintando pranchas. Neste domingo, a competição recomeça às 8 horas. As quartas-de-final serão disputadas a partir das 10h40, com as semifinais, ao meio-dia, e a grande final às 12h50. Todas as baterias terão transmissão ao vivo pelao internet, no site www.fpsurf.com.br.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Divulgação