testeira2

Notícias do evento

Informes jornalísticos, notas oficiais e releases do dia-dia.

Favoritos confirmam vagas para o domingo decisivo

O Novo Surf, como foi batizado o Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2019, promovido pela Confederação Brasileira de Surf, chegou ao seu segundo dia cheio de expectativas quanto às estreias dos cabeças de chave da competição.

As difíceis ondas de vento da Praia do Futuro, localizada na Capital cearense, exigiram que os atletas usassem todas as cartas que traziam na manga para assegurar vaga no terceiro e último dia de competição. E a grande maioria dos favoritos conseguiu carimbar o passaporte para o domingo de grandes decisões.

O primeiro cabeça de chave dos Top 16 do evento que estrearam neste sábado, o baiano atual Vice-Campeão Brasileiro, Bino Lopes, confirmou sua vaga nas quartas de final na quarta bateria do Round 3, avançando em primeiro junto com o Campeão Cearense de Surf Profissional de 2010, Isaías Silva. E por falar nos cearenses, em todas as baterias das quartas ao menos um surfista local estará brigando pela vaga em uma das semifinais. São eles o ex-WCT, Heitor Alves, o atual Campeão Profissional Estadual, Charlie Brown, o Bicampeão Brasileiro Pro, Messias Félix, Artur Silva e Glauciano Rodrigues.

Também estão garantidos para o domingo de decisões os potiguares Israel Júnior, Alan Jhones e John Max, os pernambucanos Douglas Silva, Luel Felipe e Tiago Silva (que assim como na sexta, novamente computou o maior somatório do dia na competição) e o não menos letal Armando Tenório-Al, completando o time de nordestinos que no domingo brigarão pela ponta do circuito.

A difícil missão de impedir que um nordestino vença a etapa de abertura do Novo Surf está nas mãos de dois paulistas. São eles Marcos Corrêa, de São Vicente e Odarci Nonato, de São Sebastião. Apesar da aparente desvantagem numérica, ambos têm vasta experiência em surfar sob pressão e com toda certeza, vão fazer de tudo para levar para São Paulo o título da 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. Se levarmos em conta que o grande vencedor terá de avançar duas baterias e "chegar" em primeiro na grande final, matematicamente, todos possuem as mesmas chances.



Entre as mulheres, destaque para a boa atuação das cearenses Larissa dos Santos, atual Campeã Brasileira e consequentemente primeira cabeça de chave, que estreou com vitória em sua primeira defesa do título avançando direto para as semifinais e Yanca Costa, que também venceu sua bateria confirmando vaga na primeira semi. Os outros destaques ficaram por conta de Camila Cássia e Raissa Fernandes, que fizeram os maiores somatórios do dia na categoria feminino, 12.46 e 11.64, respectivamente e da presença da Tetracampeã Brasileira Tita Tavares, que apesar de ter surfado muito bem na Fase 1 da competição, não conseguiu repetir a apresentação da estreia dando adeus ao evento nas quartas de final.

Ação Social - Clínica de Bodysurf - O sábado (25) também foi reservado para uma Clínica de Bodysurf coordenada pelo criador do grupo Cabras de Peito e Gestor do Ipom, Carlos Bezerra. Segundo ele, a Clínica teve como objetivo resgatar a essência da conexão do homem com o oceano em busca das raízes mais primitivas do surf sem equipamentos. Desde sua concepção, a ação caminhou paralelamente com a proposta do Circuito Novo Surf, que é a de mergulhar na verdadeira essência do surf resgatando os valores mais nobres do Esporte dos Reis Havaianos:
"A Oficina foi muito legal! Importantes personagens da cena local compareceram para prestigiar o evento e a ação, não somente os Cabras de Peito, como também outros grupos de bodysurfers, como a turma do Caracol e a Jacarezada e como não podia ser diferente, tudo terminou no mar. Foi uma vivência fantástica onde pudemos conversar sobre preparação física, mental e espiritual, técnicas, abordagens e diversos outros assuntos de interesse da comunidade bodysurf. Foi uma manhã pra ficar na história", declarou Bezerra.

Estrutura Frugal - Um dos diferenciais desse circuito é o cuidado com o meio ambiente. Para isso a estrutura da competição é quase toda composta de bambu, o que minimiza o impacto ambiental. Atletas e banhistas também são sistematicamente convidados a recolher o lixo da praia, uma forma de colaboração na consolidação deste hábito tão importante na atual conjuntura do planeta.

Transmissão Ao Vivo - Você pode conferir tudo que rola Ao Vivo através do link:
www.fpsurf.com.br/aovivo

Cronograma de domingo (26) - As baterias do terceiro e último dia de competição da etapa de abertura do Novo Surf, domingo (26), estão previstas para iniciar as 8h30 da manhã com as quartas de final masculino, seguidas pelas semifinais tanto do masculino, quanto do feminino. Dependendo das condições do mar a organização espera que as finais ocorram por volta das 13h, contudo esse cronograma pode ser alterado para privilegiar as melhores condições de ondas para os atletas.

IPOM - Instituto Povo do Mar - Fundado em 2010 por quatro surfistas como uma organização sem fins lucrativos projetada para prover oportunidades de educação para jovens do Serviluz e da praia do Futuro, o Instituto Povo do Mar tem por finalidade o acesso à cidadania, à educação, ao esporte para o pleno desenvolvimento, aos estudos em língua estrangeira, às artes, à cultura, ao voluntariado e ao desenvolvimento social no combate à pobreza e a preservação do meio ambiente.
Seu principal objetivo é desenvolver um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma educação transformadora que visa estimular mudanças sociais a partir de valores como humanidade, amor, respeito e altruísmo.

Descubra o Ceará - O litoral de Fortaleza tem 34 quilômetros de extensão e cerca de 15 praias, algumas delas reunindo excelentes condições para a prática do surfe. Além da praia do Futuro, destaque para o point do Leste-Oeste e para o Titanzinho, celeiro do surf brasileiro e casa de atletas renomados como Fábio Silva, Tita Tavares, Pablo Paulino e Silvana Lima.
Com água quente e boas ondulações o ano inteiro, principalmente no verão, quando potentes swells do quadrante norte atingem a região, a cidade está entre as principais "surf citys" do Brasil.

A Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Ceará apresenta o Novo Surf Ceará. Idealização e produção: Almasurf. Realização: Confederação Brasileira de Surf. Apoio: Instituto Povo do Mar (IPOM) e Federação de Surf do Estado do Ceará.

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce
W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp
+55 85 98762.1363-Oi
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

Crédito de foto: Eve Santos


Circuito Novo Surf tem início nas ondas da Praia do Futuro-Ce

Com maior somatório do dia, pernambucano Tiago Silva é destaque no primeiro dia do Circuito Brasileiro de Surf Profissional da CBSurf 2019

Em uma manhã nublada e com pancadas de chuva passageira teve início, na Praia do Futuro-Ce, o tão esperado Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2019. Batizado de Novo Surf, o certame que oferece R$ 100 mil distribuídos igualmente entre homens e mulheres em cada uma de suas cinco etapas, promete alavancar o surf nacional de alto rendimento com uma nova proposta de foco no atleta e retorno à verdadeira essência do surf, onde o cuidado ambiental também será uma preocupação contínua.

Às 9h da manhã os primeiros atletas caíram na água para dar início a Fase 1 da competição, composta por 16 baterias. E foi apenas na 15ª bateria que o pernambucano Tiago Silva cravou o maior somatório na competição para sair da água como o principal destaque do primeiro dia. Mas ele não foi o único destaque. O paraibano Elivelton Santos, também conhecido como Índio Voador, justificou seu codinome perfazendo 15,33 pontos para também marcar uma das principais atuações do primeiro dia, encerrado na terceira bateria da Fase 2.



O grande número de atletas inscritos, mais de 80 competidores de 13 diferentes estados, comprova a grande adesão ao Circuito Novo Surf, que chega para redefinir as bases do surf nacional, como comentou Bino Lopes, atual Vice-Campeão do CBSurf Tour: "Vencer o Circuito Novo Surf é um de meus objetivos para 2019. Claro que conquistar uma vaga no WCT é o maior sonho de qualquer surfista. Contudo, com o alto nível do surf brasileiro, a conquista do título nacional serve para dar uma turbinada no currículo e adicionar uma motivação a mais para a conquista do grande sonho. Ano passado bati na trave, mas espero que nesse ano a história seja diferente", declarou Bino, que estreia neste sábado (25), na chave dos pré-classificados.

Estrutura Frugal - Um dos diferenciais desse circuito é o cuidado com o meio ambiente. Para isso a estrutura da competição é quase toda composta de bambu, o que minimiza o impacto ambiental. Atletas e banhistas também são sistematicamente convidados a recolher o lixo da praia, uma forma de colaboração na consolidação deste hábito tão importante na atual conjuntura do planeta.

Ações Sociais - O primeiro dia também foi reservado às ações do Ipom-Instituto Povo do Mar, que promoveu atividades lúdicas com as crianças assistidas pelo projeto no entorno da área de competição. Jogos, brincadeiras, ações ambientais e muitas outras ativações fizeram parte das atividades paralelas ao evento, desenvolvidas pelos participantes do projeto.

Transmissão Ao Vivo - Você pode conferir tudo que rola Ao Vivo através do link: www.fpsurf.com.br/aovivo

Cronograma do Sábado (25) - As baterias de sábado estão previstas para começar as 8h da manhã, com a quinta bateria da Fase 2, seguida pela Fase 3, dos pré-classificados. O sábado também marcará a estreia das mulheres com as fases 1 e 2 caindo na água, quando a cearense Larissa dos Santos entrará na água para fazer a sua primeira defesa do título, já que ela é a atual Campeã Brasileira da CBSurf. O evento tem previsão de encerramento para o domingo (26) com cronograma a ser confirmado.

IPOM - Instituto Povo do Mar - No sábado também está prevista uma clínica de bodysurf (surf de peito) ministrada por Carlos Bezerra, um dos gestores do Instituto Povo do Mar, parceiro do evento. A aula começará por volta das 9h e a participação é gratuita. "Será uma aula completa, que começará na areia com informações sobre a história e a essência do bodysurf e dos outros esportes de prancha e terminará no mar, em uma vivência prática da modalidade", explica Carlos.

O Instituto Povo do Mar foi fundado em 2010 por quatro surfistas como uma organização sem fins lucrativos projetada para prover oportunidades de educação para jovens do Serviluz e da praia do Futuro. As comunidades vivem um cenário de violência e exclusão social, assim como inúmeras outras comunidades de periferia das grandes metrópoles urbanas do país.

O instituto tem por finalidade o acesso à cidadania, à educação, ao esporte para o pleno desenvolvimento, aos estudos em língua estrangeira, às artes, à cultura, ao voluntariado e ao desenvolvimento social no combate à pobreza e a preservação do meio ambiente. Seu principal objetivo é desenvolver um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma educação transformadora que visa estimular mudanças sociais a partir de valores como humanidade, amor, respeito e altruísmo.

Descubra o Ceará - O litoral de Fortaleza tem 34 quilômetros de extensão e cerca de 15 praias, algumas delas reunindo excelentes condições para a prática do surfe. Além da praia do Futuro, destaque para o point do Leste-Oeste e para o Titanzinho, celeiro do surf brasileiro e casa de atletas renomados como Fábio Silva, Tita Tavares, Pablo Paulino e Silvana Lima. Com água quente e boas ondulações o ano inteiro, principalmente no verão, quando potentes swells do quadrante norte atingem a região, a cidade está entre as principais "surf citys" do Brasil.

A Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Ceará apresenta o Novo Surf Ceará. Idealização e produção: Almasurf. Realização: Confederação Brasileira de Surf. Apoio: Instituto Povo do Mar (IPOM) e Federação de Surf do Estado do Ceará.

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce

W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp
+55 85 98762.1363-Oi
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

Crédito de foto: Fabriciano Junior


FORTALEZA SEDIA ABERTURA DO CIRCUITO BRASILEIRO PROFISSIONAL DE SURF A PARTIR DESTA SEXTA (24)

Aloha família. Chegou a hora do Ceará abrir suas portas para os maiores astros do surf nacional na 1ª Etapa do Novo Surf, o Circuito Brasileiro de Surf Profissional da CBSurf. Vamo que vamo...

Aloha!!!

Circuito Brasileiro Pro 2019 da CBSURF começa nesta sexta-feira (24) na Praia do Futuro, localizada na Capital cearense Batizado de Novo Surf, o Circuito Brasileiro de Surf Profissional foi completamente reformulado e a primeira etapa da temporada 2019 acontece entre os dias 24 e 26 de maio na altura da praça D. Helder Câmara, Praia do Futuro, Fortaleza (CE).

Serão cinco etapas em diferentes estados: Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Cada evento distribui R$ 100 mil em premiação, com equiparação de valores para as categorias Masculino e Feminino.

Em 2018 o potiguar Jadson André e a cearense Larissa Santos sagraram-se campeões do tour da CBSurf, pioneiro na distribuição igualitária de premiação entre homens e mulheres no mundo.

As disputas estão previstas para iniciar às 8h da manhã desta sexta-feira (24) com as Fases 1 e 2 da Categoria Masculino, o que significa dizer que todos os competidores inscritos deverão entrar na água no primeiro dia. Já a Categoria Feminino está programada para estrear apenas no sábado.

Segundo Bino Lopes, atual Vice-Campeão do CBSurf Tour, o objetivo desse ano é seguir os passos do potiguar Jadson André, que no ano passado conquistou o Brasileiro e seguiu embalado para recuperar sua vaga na Elite do Surf Mundial:
"O plano continua ser campeão brasileiro e entrar para o WCT. O CBSurf Tour é muito competitivo e acredito que é uma importante competição para qualquer brasileiro que busque consolidar sua carreira", declarou o bom baiano.



Já a atual campeã diz que não vê a hora de entrar na água para a sua primeira defesa do título em sua Terra Natal:
"Estou muito empolgada e motivada para essa primeira etapa. Esse ano será decisivo para toda a minha carreira e estou determinada a dar tudo de mim para conseguir alcançar meus objetivos, que é participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio e conquistar uma vaga no Circuito Mundial de Surf Profissional. Mas, para isso, sei que preciso de um bom desempenho no Brasileiro", declarou a cearense.

Você pode acompanhar as disputas Ao Vivo pela internet através do link: http://www.fpsurf.com.br/aovivo
Além das disputas dentro da água, a programação inclui ações educativas de defesa do meio ambiente, de combate ao plástico nos oceanos e de inclusão social pelo esporte promovidas pelo Instituto Povo do Mar.

A programação também inclui uma clínica de bodysurf (surf de peito) ministrada por Carlos Bezerra, um dos gestores do Instituto Povo do Mar, parceiro do evento. A aula acontecerá no sábado (25) e a participação é gratuita.

Fundador do grupo pioneiro Cabras de Peito, Bezerra é praticante da modalidade há 35 anos. Segundo o ativista, a ideia é criar um ambiente de vivência bacana para quem for acompanhar as baterias:
"É uma aula completa, que começa na areia com informações sobre a história e a essência do bodysurf e dos outros esportes de prancha. Depois, iremos ao mar, nem que seja na primeira arrebentação, para uma experiência prática da modalidade", explica Carlos.

Povo do Mar - O Povo do Mar foi fundado em 2010 por quatro surfistas como uma organização sem fins lucrativos projetada para prover oportunidades de educação para jovens do Serviluz e da praia do Futuro. As comunidades vivem um cenário de violência e exclusão social, assim como inúmeras outras comunidades de periferia das grandes metrópoles urbanas do país. O instituto tem por finalidade o acesso à cidadania, à educação, ao esporte para o pleno desenvolvimento, aos estudos em língua estrangeira, às artes, à cultura, ao voluntariado e ao desenvolvimento social no combate à pobreza e a preservação do meio ambiente. Seu principal objetivo é desenvolver um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma educação transformadora que visa estimular mudanças sociais a partir de valores como humanidade, amor, respeito e altruísmo.

Atenciosamente,

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce

W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp
+55 85 98762.1363-Oi
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

Crédito de foto: Sergio Aguiar

Notícias do evento

Informes jornalísticos, notas oficiais e releases do dia-dia.

Favoritos confirmam vagas para o domingo decisivo

O Novo Surf, como foi batizado o Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2019, promovido pela Confederação Brasileira de Surf, chegou ao seu segundo dia cheio de expectativas quanto às estreias dos cabeças de chave da competição.

As difíceis ondas de vento da Praia do Futuro, localizada na Capital cearense, exigiram que os atletas usassem todas as cartas que traziam na manga para assegurar vaga no terceiro e último dia de competição. E a grande maioria dos favoritos conseguiu carimbar o passaporte para o domingo de grandes decisões.

O primeiro cabeça de chave dos Top 16 do evento que estrearam neste sábado, o baiano atual Vice-Campeão Brasileiro, Bino Lopes, confirmou sua vaga nas quartas de final na quarta bateria do Round 3, avançando em primeiro junto com o Campeão Cearense de Surf Profissional de 2010, Isaías Silva. E por falar nos cearenses, em todas as baterias das quartas ao menos um surfista local estará brigando pela vaga em uma das semifinais. São eles o ex-WCT, Heitor Alves, o atual Campeão Profissional Estadual, Charlie Brown, o Bicampeão Brasileiro Pro, Messias Félix, Artur Silva e Glauciano Rodrigues.

Também estão garantidos para o domingo de decisões os potiguares Israel Júnior, Alan Jhones e John Max, os pernambucanos Douglas Silva, Luel Felipe e Tiago Silva (que assim como na sexta, novamente computou o maior somatório do dia na competição) e o não menos letal Armando Tenório-Al, completando o time de nordestinos que no domingo brigarão pela ponta do circuito.

A difícil missão de impedir que um nordestino vença a etapa de abertura do Novo Surf está nas mãos de dois paulistas. São eles Marcos Corrêa, de São Vicente e Odarci Nonato, de São Sebastião. Apesar da aparente desvantagem numérica, ambos têm vasta experiência em surfar sob pressão e com toda certeza, vão fazer de tudo para levar para São Paulo o título da 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. Se levarmos em conta que o grande vencedor terá de avançar duas baterias e "chegar" em primeiro na grande final, matematicamente, todos possuem as mesmas chances.



Entre as mulheres, destaque para a boa atuação das cearenses Larissa dos Santos, atual Campeã Brasileira e consequentemente primeira cabeça de chave, que estreou com vitória em sua primeira defesa do título avançando direto para as semifinais e Yanca Costa, que também venceu sua bateria confirmando vaga na primeira semi. Os outros destaques ficaram por conta de Camila Cássia e Raissa Fernandes, que fizeram os maiores somatórios do dia na categoria feminino, 12.46 e 11.64, respectivamente e da presença da Tetracampeã Brasileira Tita Tavares, que apesar de ter surfado muito bem na Fase 1 da competição, não conseguiu repetir a apresentação da estreia dando adeus ao evento nas quartas de final.

Ação Social - Clínica de Bodysurf - O sábado (25) também foi reservado para uma Clínica de Bodysurf coordenada pelo criador do grupo Cabras de Peito e Gestor do Ipom, Carlos Bezerra. Segundo ele, a Clínica teve como objetivo resgatar a essência da conexão do homem com o oceano em busca das raízes mais primitivas do surf sem equipamentos. Desde sua concepção, a ação caminhou paralelamente com a proposta do Circuito Novo Surf, que é a de mergulhar na verdadeira essência do surf resgatando os valores mais nobres do Esporte dos Reis Havaianos:
"A Oficina foi muito legal! Importantes personagens da cena local compareceram para prestigiar o evento e a ação, não somente os Cabras de Peito, como também outros grupos de bodysurfers, como a turma do Caracol e a Jacarezada e como não podia ser diferente, tudo terminou no mar. Foi uma vivência fantástica onde pudemos conversar sobre preparação física, mental e espiritual, técnicas, abordagens e diversos outros assuntos de interesse da comunidade bodysurf. Foi uma manhã pra ficar na história", declarou Bezerra.

Estrutura Frugal - Um dos diferenciais desse circuito é o cuidado com o meio ambiente. Para isso a estrutura da competição é quase toda composta de bambu, o que minimiza o impacto ambiental. Atletas e banhistas também são sistematicamente convidados a recolher o lixo da praia, uma forma de colaboração na consolidação deste hábito tão importante na atual conjuntura do planeta.

Transmissão Ao Vivo - Você pode conferir tudo que rola Ao Vivo através do link:
www.fpsurf.com.br/aovivo

Cronograma de domingo (26) - As baterias do terceiro e último dia de competição da etapa de abertura do Novo Surf, domingo (26), estão previstas para iniciar as 8h30 da manhã com as quartas de final masculino, seguidas pelas semifinais tanto do masculino, quanto do feminino. Dependendo das condições do mar a organização espera que as finais ocorram por volta das 13h, contudo esse cronograma pode ser alterado para privilegiar as melhores condições de ondas para os atletas.

IPOM - Instituto Povo do Mar - Fundado em 2010 por quatro surfistas como uma organização sem fins lucrativos projetada para prover oportunidades de educação para jovens do Serviluz e da praia do Futuro, o Instituto Povo do Mar tem por finalidade o acesso à cidadania, à educação, ao esporte para o pleno desenvolvimento, aos estudos em língua estrangeira, às artes, à cultura, ao voluntariado e ao desenvolvimento social no combate à pobreza e a preservação do meio ambiente.
Seu principal objetivo é desenvolver um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma educação transformadora que visa estimular mudanças sociais a partir de valores como humanidade, amor, respeito e altruísmo.

Descubra o Ceará - O litoral de Fortaleza tem 34 quilômetros de extensão e cerca de 15 praias, algumas delas reunindo excelentes condições para a prática do surfe. Além da praia do Futuro, destaque para o point do Leste-Oeste e para o Titanzinho, celeiro do surf brasileiro e casa de atletas renomados como Fábio Silva, Tita Tavares, Pablo Paulino e Silvana Lima.
Com água quente e boas ondulações o ano inteiro, principalmente no verão, quando potentes swells do quadrante norte atingem a região, a cidade está entre as principais "surf citys" do Brasil.

A Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Ceará apresenta o Novo Surf Ceará. Idealização e produção: Almasurf. Realização: Confederação Brasileira de Surf. Apoio: Instituto Povo do Mar (IPOM) e Federação de Surf do Estado do Ceará.

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce
W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp
+55 85 98762.1363-Oi
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

Crédito de foto: Eve Santos


Circuito Novo Surf tem início nas ondas da Praia do Futuro-Ce

Com maior somatório do dia, pernambucano Tiago Silva é destaque no primeiro dia do Circuito Brasileiro de Surf Profissional da CBSurf 2019

Em uma manhã nublada e com pancadas de chuva passageira teve início, na Praia do Futuro-Ce, o tão esperado Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2019. Batizado de Novo Surf, o certame que oferece R$ 100 mil distribuídos igualmente entre homens e mulheres em cada uma de suas cinco etapas, promete alavancar o surf nacional de alto rendimento com uma nova proposta de foco no atleta e retorno à verdadeira essência do surf, onde o cuidado ambiental também será uma preocupação contínua.

Às 9h da manhã os primeiros atletas caíram na água para dar início a Fase 1 da competição, composta por 16 baterias. E foi apenas na 15ª bateria que o pernambucano Tiago Silva cravou o maior somatório na competição para sair da água como o principal destaque do primeiro dia. Mas ele não foi o único destaque. O paraibano Elivelton Santos, também conhecido como Índio Voador, justificou seu codinome perfazendo 15,33 pontos para também marcar uma das principais atuações do primeiro dia, encerrado na terceira bateria da Fase 2.



O grande número de atletas inscritos, mais de 80 competidores de 13 diferentes estados, comprova a grande adesão ao Circuito Novo Surf, que chega para redefinir as bases do surf nacional, como comentou Bino Lopes, atual Vice-Campeão do CBSurf Tour: "Vencer o Circuito Novo Surf é um de meus objetivos para 2019. Claro que conquistar uma vaga no WCT é o maior sonho de qualquer surfista. Contudo, com o alto nível do surf brasileiro, a conquista do título nacional serve para dar uma turbinada no currículo e adicionar uma motivação a mais para a conquista do grande sonho. Ano passado bati na trave, mas espero que nesse ano a história seja diferente", declarou Bino, que estreia neste sábado (25), na chave dos pré-classificados.

Estrutura Frugal - Um dos diferenciais desse circuito é o cuidado com o meio ambiente. Para isso a estrutura da competição é quase toda composta de bambu, o que minimiza o impacto ambiental. Atletas e banhistas também são sistematicamente convidados a recolher o lixo da praia, uma forma de colaboração na consolidação deste hábito tão importante na atual conjuntura do planeta.

Ações Sociais - O primeiro dia também foi reservado às ações do Ipom-Instituto Povo do Mar, que promoveu atividades lúdicas com as crianças assistidas pelo projeto no entorno da área de competição. Jogos, brincadeiras, ações ambientais e muitas outras ativações fizeram parte das atividades paralelas ao evento, desenvolvidas pelos participantes do projeto.

Transmissão Ao Vivo - Você pode conferir tudo que rola Ao Vivo através do link: www.fpsurf.com.br/aovivo

Cronograma do Sábado (25) - As baterias de sábado estão previstas para começar as 8h da manhã, com a quinta bateria da Fase 2, seguida pela Fase 3, dos pré-classificados. O sábado também marcará a estreia das mulheres com as fases 1 e 2 caindo na água, quando a cearense Larissa dos Santos entrará na água para fazer a sua primeira defesa do título, já que ela é a atual Campeã Brasileira da CBSurf. O evento tem previsão de encerramento para o domingo (26) com cronograma a ser confirmado.

IPOM - Instituto Povo do Mar - No sábado também está prevista uma clínica de bodysurf (surf de peito) ministrada por Carlos Bezerra, um dos gestores do Instituto Povo do Mar, parceiro do evento. A aula começará por volta das 9h e a participação é gratuita. "Será uma aula completa, que começará na areia com informações sobre a história e a essência do bodysurf e dos outros esportes de prancha e terminará no mar, em uma vivência prática da modalidade", explica Carlos.

O Instituto Povo do Mar foi fundado em 2010 por quatro surfistas como uma organização sem fins lucrativos projetada para prover oportunidades de educação para jovens do Serviluz e da praia do Futuro. As comunidades vivem um cenário de violência e exclusão social, assim como inúmeras outras comunidades de periferia das grandes metrópoles urbanas do país.

O instituto tem por finalidade o acesso à cidadania, à educação, ao esporte para o pleno desenvolvimento, aos estudos em língua estrangeira, às artes, à cultura, ao voluntariado e ao desenvolvimento social no combate à pobreza e a preservação do meio ambiente. Seu principal objetivo é desenvolver um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma educação transformadora que visa estimular mudanças sociais a partir de valores como humanidade, amor, respeito e altruísmo.

Descubra o Ceará - O litoral de Fortaleza tem 34 quilômetros de extensão e cerca de 15 praias, algumas delas reunindo excelentes condições para a prática do surfe. Além da praia do Futuro, destaque para o point do Leste-Oeste e para o Titanzinho, celeiro do surf brasileiro e casa de atletas renomados como Fábio Silva, Tita Tavares, Pablo Paulino e Silvana Lima. Com água quente e boas ondulações o ano inteiro, principalmente no verão, quando potentes swells do quadrante norte atingem a região, a cidade está entre as principais "surf citys" do Brasil.

A Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Ceará apresenta o Novo Surf Ceará. Idealização e produção: Almasurf. Realização: Confederação Brasileira de Surf. Apoio: Instituto Povo do Mar (IPOM) e Federação de Surf do Estado do Ceará.

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce

W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp
+55 85 98762.1363-Oi
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

Crédito de foto: Fabriciano Junior


FORTALEZA SEDIA ABERTURA DO CIRCUITO BRASILEIRO PROFISSIONAL DE SURF A PARTIR DESTA SEXTA (24)

Aloha família. Chegou a hora do Ceará abrir suas portas para os maiores astros do surf nacional na 1ª Etapa do Novo Surf, o Circuito Brasileiro de Surf Profissional da CBSurf. Vamo que vamo...

Aloha!!!

Circuito Brasileiro Pro 2019 da CBSURF começa nesta sexta-feira (24) na Praia do Futuro, localizada na Capital cearense Batizado de Novo Surf, o Circuito Brasileiro de Surf Profissional foi completamente reformulado e a primeira etapa da temporada 2019 acontece entre os dias 24 e 26 de maio na altura da praça D. Helder Câmara, Praia do Futuro, Fortaleza (CE).

Serão cinco etapas em diferentes estados: Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Cada evento distribui R$ 100 mil em premiação, com equiparação de valores para as categorias Masculino e Feminino.

Em 2018 o potiguar Jadson André e a cearense Larissa Santos sagraram-se campeões do tour da CBSurf, pioneiro na distribuição igualitária de premiação entre homens e mulheres no mundo.

As disputas estão previstas para iniciar às 8h da manhã desta sexta-feira (24) com as Fases 1 e 2 da Categoria Masculino, o que significa dizer que todos os competidores inscritos deverão entrar na água no primeiro dia. Já a Categoria Feminino está programada para estrear apenas no sábado.

Segundo Bino Lopes, atual Vice-Campeão do CBSurf Tour, o objetivo desse ano é seguir os passos do potiguar Jadson André, que no ano passado conquistou o Brasileiro e seguiu embalado para recuperar sua vaga na Elite do Surf Mundial:
"O plano continua ser campeão brasileiro e entrar para o WCT. O CBSurf Tour é muito competitivo e acredito que é uma importante competição para qualquer brasileiro que busque consolidar sua carreira", declarou o bom baiano.



Já a atual campeã diz que não vê a hora de entrar na água para a sua primeira defesa do título em sua Terra Natal:
"Estou muito empolgada e motivada para essa primeira etapa. Esse ano será decisivo para toda a minha carreira e estou determinada a dar tudo de mim para conseguir alcançar meus objetivos, que é participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio e conquistar uma vaga no Circuito Mundial de Surf Profissional. Mas, para isso, sei que preciso de um bom desempenho no Brasileiro", declarou a cearense.

Você pode acompanhar as disputas Ao Vivo pela internet através do link: http://www.fpsurf.com.br/aovivo
Além das disputas dentro da água, a programação inclui ações educativas de defesa do meio ambiente, de combate ao plástico nos oceanos e de inclusão social pelo esporte promovidas pelo Instituto Povo do Mar.

A programação também inclui uma clínica de bodysurf (surf de peito) ministrada por Carlos Bezerra, um dos gestores do Instituto Povo do Mar, parceiro do evento. A aula acontecerá no sábado (25) e a participação é gratuita.

Fundador do grupo pioneiro Cabras de Peito, Bezerra é praticante da modalidade há 35 anos. Segundo o ativista, a ideia é criar um ambiente de vivência bacana para quem for acompanhar as baterias:
"É uma aula completa, que começa na areia com informações sobre a história e a essência do bodysurf e dos outros esportes de prancha. Depois, iremos ao mar, nem que seja na primeira arrebentação, para uma experiência prática da modalidade", explica Carlos.

Povo do Mar - O Povo do Mar foi fundado em 2010 por quatro surfistas como uma organização sem fins lucrativos projetada para prover oportunidades de educação para jovens do Serviluz e da praia do Futuro. As comunidades vivem um cenário de violência e exclusão social, assim como inúmeras outras comunidades de periferia das grandes metrópoles urbanas do país. O instituto tem por finalidade o acesso à cidadania, à educação, ao esporte para o pleno desenvolvimento, aos estudos em língua estrangeira, às artes, à cultura, ao voluntariado e ao desenvolvimento social no combate à pobreza e a preservação do meio ambiente. Seu principal objetivo é desenvolver um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma educação transformadora que visa estimular mudanças sociais a partir de valores como humanidade, amor, respeito e altruísmo.

Atenciosamente,

George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce

W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp
+55 85 98762.1363-Oi
http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

Crédito de foto: Sergio Aguiar