testeira2
testeira2
testeira2

Notícias do evento

Informes jornalísticos, notas oficiais e releases do dia-dia.

Hizunomê Bettero faz história "em casa" faturando o tricampeonato paulista de surf profissional no Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest em Ubatuba

VITÓRIA NA PRAIA GRANDE DIMINIU A DIFERENÇA PARA O LÍDER DO RANKING BRASILEIRO ABRASP

Com uma festa da torcida local, o ubatubense Hizunomê Bettero fez história "em casa" faturando o tricampeonato paulista de surf profissional neste domingo (24), ao vencer o Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest, na Praia Grande em Ubatuba. Essa foi apenas a terceira vez que um surfista comemora um tri em 35 edições do Estadual mais tradicional do País. O santista Jair de Oliveira havia sido o último, em 1998.

Com a vitória, ele faturou R$ 8 mil, de um total de R$ 30 mil de premiação e ainda somou 3 mil pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), diminuindo a diferença para atual líder, Igor Moraes, de São Sebastião, que também chegou à final, ficando em terceiro lugar e foi um dos recordistas do evento, com a maior média, com 17 pontos em 20 possíveis nas duas melhores ondas. O pernambucano Douglas Silva tomou o segundo lugar de Iguinho na última onda e entrou na briga direta pelo título nacional.

Depois de um sábado com condições menores, o mar em Praia Grande reagiu no domingo, garantindo verdadeiros shows de surf e as ondas viraram verdadeiras "rampas" de decolagem. Um grande exemplo foi o pernambucano Gabriel Farias, finalista na etapa, em quarto lugar, e que na semi garantiu um 10 unânime, a única nota máxima da competição, ao voar alto e depois ainda dar uma batida na junção.

Hizu se destacou no evento desde a sua estreia. No primeiro dia fez a maior média, com 13 pontos. Nas quatro baterias de domingo, só não passou uma em primeiro, nas quartas, com Igor Moraes com a melhor somatória. Na semi de um show, com 16,25 pontos e na final, teve um bom duelo com o líder do Brasileiro, pela terceira vez seguida no mesmo dia.

Abriu com uma nota sete numa esquerda muito bem explorada e consolidou a vitória, com um 8,60, em sua quarta onda. No finalzinho da bateria, Douglas Silva pegou uma onda, mas precisava de um score alto, de 9,10, e tirou 7,30, suficiente para subir de terceiro para segundo. "Inexplicável esse sentimento. É um momento único. Graças a Deus estou vivendo isso em casa, onde aprendi a surfar, onde tudo começou, ao lado da minha família", vibrou o atleta após ser carregado até o pódio.

"Só tenho de agradecer a Deus e comemorar. Saber que a história é longa e cada um tem seu caminho. O meu estou fazendo do melhor jeito", reforçou Hizu, dedicando o título ao avô paterno, Hélio, que completou 94 anos e mora no Espírito Santo. "Não pude estar lá, porque tinha o campeonato, mas segunda-feira a gente comemora junto", destacou o experiente surfista de 33 anos, que foi campeão estadual em 2005 e depois em 2011.

Agora, o novo tricampeão paulista sonha com mais um título ainda esse ano, no Brasileiro Abrasp, que terá uma etapa nível 3 mil em Santa Catarina. "Meu objetivo era chegar mais próximo do Igor e sei que se fizer o meu trabalho bem feito, tenho chance", disse o atleta, desabafando. "O surf tem muitos altos e baixos, às vezes a gente passa por momentos difíceis, mas tem conquistas como essa que faz tudo valer a pena. Então é só agradecer a Deus e continuar me dedicando ao máximo, como sempre foi. Surfo por amor, aprendi a surfar sem saber onde poderia chegar e hoje estou conquistando o terceiro título paulista".

Apesar de perder a segunda colocação no final da bateria, Igor Moraes segue como líder do Brasileiro e saiu de Ubatuba confiante. "Estou muito feliz com esse resultado e vamos com tudo até a decisão. O foco continua o título brasileiro", falou o atleta de 22 anos.

Douglas também comemorou o segundo lugar e os pontos no ranking nacional. "Estou felizão, sabendo que agora vai definir tudo no Sul e vamos para cima. Foco, força e fé", comentou o surfista de Maracaípe, que tem uma relação boa com Ubatuba, onde já morou por quase um ano. "Já surfei quase todas as praias. Foi uma experiência ótima", ressaltou o competidor de 21 anos.

Seu conterrâneo também saiu do mar feliz com sua performance na etapa, sobretudo pela nota máxima. "Fiz meu primeiro dez, já tinha feito alguns noves, mas nunca um dez. Estou feliz e amarradão de fazer minha segunda final consecutiva. Vim para cá sem pressão e fui passando bateria. Não ganhei, mas estou feliz", falou o competidor de 24 anos. Ainda no evento, destaque para o jovem talento, Renan Rodrigues, de Santos, único atleta amador que chegou entre os 16 melhores colocados.

O presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério, comemorou o final de temporada com a realização do Paulista Profissional, disputa que não foi realizada ano passado por falta de patrocinador. "Esse ano tivemos essa grande parceria com a Surf Trip, do Grupo STK, da Onbongo, e depois ainda do Filipe Toledo, com sua nova loja aberta durante o evento na Praia Grande. Deu tudo certo, com grandes disputas e ótimas ondas", festejou.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf teve os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Divulgação


Depois de sofrer grave acidente na viagem para Ubatuba, José Eduardo compete na superação e segue firme na disputa pelo título brasileiro

SURF TRIP APRESENTA ONBONGO PRO CONTEST TEM FINAIS NESTE DOMINGO NA PRAIA GRANDE, EM UBATUBA, DEFININDO O CAMPEÃO PAULISTA, ALÉM DE VALER 3 MIL PONTOS NO RANKING NACIONAL

Depois de um grande susto, ao sofrer um grave acidente na viagem para Ubatuba, o surfista de Búzios, José Eduardo, deu um verdadeiro exemplo de superação neste sábado (23), no primeiro dia do Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest, campeonato que vai definir neste domingo o título paulista e também vale importantes 3 mil pontos no ranking brasileiro da Abrasp.

Mesmo com fortes dores no braço direito, consequência de cortes feitos no acidente, e sem poder apoiar a mão na prancha, movimento para subir na prancha, ele não sabia se conseguiria surfar. Mas arriscou e fez bonito em sua estreia no round 3, vencendo uma bateria difícil, com direito a uma nota 7,25, para superar o cearense Tiago Silva, que já havia feito uma excelente apresentação, e desclassificar o paulista Robson Santos, que tem no currículo o título sul-americano pela WSL.

Antes de competir, Dudu treinou para saber se teria condições, mas não no mar. "Acordei cedo e tentei o movimento no colchão para ficar em pé. Como não posso apoiar a palma da mão, fiquei com medo de não dar certo. Fiz uma adaptação, falei com o médico e ele disse que a responsabilidade seria minha. Falei com minha mãe, meu técnico Theul e já que estava aqui decidi arriscar", contou.

"Meu técnico falou, você treinou muito para isso. Se não conseguir ficar em pé, sai da água. Fui no hospital, tomei duas injeções, para não sentir dor no mar. Na bateria nem pensei muito. Sabia que era difícil, mas tenho treinado muito. Estou aqui para tentar o título brasileiro para o Rio de Janeiro. O último foi em 2008", reforçou o surfista de 27 anos, campeão carioca em 2017 e atual terceiro colocado no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Ele lembra o acidente do ônibus que viajava para Ubatuba e agradece estar vivo. Por sorte, mudou de poltrona para dormir, sendo que o assento que estava antes foi perfurado por um galho que quebrou o vidro. "Foi um susto. Estava dormindo, o ônibus bateu, depois bateu de novo, na lateral, quebrou o vidro, uma criança pequena voou e eu a segurei com um braço. O outro ficou preso na janela e sangrando. Furou o banco que eu estava e eu poderia ter morrido", lembrou.

Ele sofreu vários cortes, levando 16 pontos no antebraço. Ao ser socorrido agradeceu estar vivo e nem pensou em competir. Foi para Ubatuba, na casa do amigo Alexandre Batata, e daí sim planejou competir. "Achei que iria voltar. Estava com cinco pranchas, duas quebraram e só uma não fez dano algum, justamente a minha mágica, que usei nas duas finais que fiz esse ano. Daí pensei, já que estou aqui, vou tentar", falou o atleta, que já sabe o que fazer neste domingo. "Vou seguir o mesmo plano, me divertir e agradecer por estar vivo", falou.

Neste sábado, os cinco primeiros do ranking Abrasp avançaram para o Round 4. A melhor performance do dia ficou com o vice-líder Hizunomê Bettero, que compete "em casa" e pode fazer história, sendo tricampeão paulista. Ele fez a maior média, com 13 pontos, incluindo um 7,5. O atual número 1, Igor Moraes, de São Sebastião, passou em segundo e neste domingo já volta ao mar logo na primeira bateria.

"Infelizmente está pequeno, mas tem de tirar leite de pedra. Consegui passar e vamos com tudo, quero esses dois títulos aqui", falou Iguinho, que pode conquistar o Brasileiro por antecipação em caso de vitória. O ubatubense Wesley Leite, atual quarto colocado, e o experiente Raoni Monteiro, de Saquarema, que está em quinto, também garantiram suas vagas no próximo round.

Além dos 13 pontos de Hizu, as melhores apresentações do sábado foram de Tiago Silva e Leo Andrade, ambos com 12,75, Dudu, com 12,40, Wesley Leite, com 12,30, Luan Carvalho, com 12,25, Gustavo Ribeiro e Dunga Neto, com 12. Outro destaque é a jovem revelação Renan Rodrigues, que ainda é amador e já avançou três rounds. Outros dois amadores que também seguem são Cauã Gonçalves, campeão paulista sub16, e Diego Aguiar, de Ubatuba.

Fora do mar, o evento contou com disputas de altinhas, valendo kits, e o artista Marcello Macarrão pintando pranchas. Neste domingo, a competição recomeça às 8 horas. As quartas-de-final serão disputadas a partir das 10h40, com as semifinais, ao meio-dia, e a grande final às 12h50. Todas as baterias terão transmissão ao vivo pelao internet, no site www.fpsurf.com.br.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Divulgação


Praia Grande, em Ubatuba, recebe a decisão do título paulista de surf profissional nestes sábado e domingo

COMPETIÇÃO TAMBÉM VALE PONTOS NO RANKING BRASILEIRO ABRASP

Marcada na história do surf brasileiro, por receber os grandes festivais nacionais na década de 70, que impulsionaram as competições da modalidade no Brasil, a Praia Grande, em Ubatuba, volta a ser o palco de um importante campeonato. Nestes sábado e domingo (23 e 24), o Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest reunirá mais de 60 atletas de nove estados para definir o título paulista profissional e, dependendo dos resultados, também pode decidir o novo campeão brasileiro pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

As baterias têm início às 8 horas, com transmissão ao vivo pela internet no site www.fpsurf.com.br. Em jogo, R$ 30 mil de premiação, sendo R$ 8 mil ao vencedor, além dos 3 mil pontos na disputa nacional, que é liderada por Igor Morais, de São Sebastião. "Será um evento importante para mim, pois temos dois títulos em jogo, o paulista e o brasileiro. Vou com tudo, me sinto preparado para este desafio, bem treinado e com bons equipamentos", fala Iguinho.

"Já competi uma vez em Praia Grande, é uma onda bem manobrável e acredito que meu surf encaixa muito bem naquele tipo de mar", conta o surfista, falando da expectativa de também ser campeão brasileiro. "É um dos meus objetivos e nunca me senti tão preparado para conquistá-lo. Estou confiante, bem na parte física e mental, sem falar das minhas pranchas, que estão voando", ressalta o atleta da equipe Natural Art, que tem apoios da Flow, Adriano Nunes Surfboards, Armamento Rebelde, Savannah Steak House e Seesp.

Junto com ele, os outros quatro primeiros do ranking estão confirmados no evento e quem chama atenção é o experiente Raoni Monteiro, de Saquarema, que já fez parte da elite mundial e aparece em quarto lugar, dando trabalho para os mais novos. Hizunomê Bettero é mais um nome forte, é o atual vice-líder do Brasileiro e compete "em casa" com chances de fazer história, tentando o tricampeonato estadual. Outro talento local é Wesley Leite, atual quinto colocado na Abrasp, e completa a lista dos top 5, José Eduardo, o Dudu, de Búzios, hoje na terceira colocação.

Outros competidores aparecem como destaques, como Robson Santos, de São Sebastião, que já foi campeão sul-americano da WSL e este ano representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Surfista mais experiente em atividade no Circuito, o cearense Dunga Neto é mais um nome de ponta entre os inscritos.

A nova geração também aparece forte e entre os candidatos a brilhar entre os profissionais estão Daniel Adisaka, criado nas ondas ubatubenses e atualmente morando em Maresias, atual bicampeão estadual sub18; Cauã Gonçalves, de São Sebastião, que acaba de conquistar o título paulista sub16; e Ryan Kainalo, de Ubatuba, que este ano faturou seu sexto título estadual, desta vez na sub14, uma marca nunca vista antes.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Divulgação


Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest define o campeão paulista de surf profissional nestes sábado e domingo, na Praia Grande, em Ubatuba

EVENTO DISTRIBUIRÁ R$ 30 MIL EM PREMIAÇÃO E VALE 3 MIL PONTOS NO RANKING ABRASP

O final de semana em Ubatuba será de muito surf com a disputa do tradicional título paulista de surf profissional no Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest, sábado e domingo (23 e 24). O "palco" escolhido para definir o 35º campeão estadual de SP é a Praia Grande, que já foi sede dos grandes festivais nacionais na década de 70 e de onde surgiram grandes talentos como Filipe Toledo.

Serão R$ 30 mil em premiação e ainda importantes 3 mil pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) para a definição do novo campeão nacional. "Entramos na contagem regressiva e a expectativa é de um final de semana com muitas ondas em Ubatuba e alto nível de surf. A realização desse importante campeonato vem para coroar o ano de 2019, que foi de muito crescimento para a Surf Trip, onde ampliamos o número de atletas no time e realizamos eventos de todos os níveis para os amantes do surf", afirma Gabriel Mendonça do marketing da Surf Trip.

Segundo ele, o retorno de todo este investimento no esporte refletiu no crescimento da rede para 21 lojas físicas e na criação da loja online Surf Trip (surftrip.com.br) para atender ao grande número de pedidos de todo o Brasil, além da abertura de novos mercados com a agência de viagens Surf Trip Tour (surftriptour.com.br), voltada 100% para surfistas que estão em busca da viagem dos sonhos.

"E que agora podem contar com nossa equipe para uma consultoria completa, desde passagem, hospedagem, roteiros, surf guide e mesmo pranchas e acessórios, tudo em um só lugar", diz Gabriel, citando alguns destaques da equipe de atletas, como Leco Salazar, primeiro brasileiro campeão mundial de SUP Wave, em 2012; Wesley Santos, campeão sul-americano da WSL em 2018; Felipe Oliveira, que este ano já venceu etapa do CBSurf Tour; e Ryan Coelho, uma das promessas da nova geração.

TRANSMISSÃO AO VIVO - A competição tem início sábado, às 8 horas, com transmissão ao vivo de todas as baterias pela internet, no site www.fpsurf.com.br. Também no sábado, a partir das 22h30, será realizada a festa oficial do evento, no Jundu Restaurante Lounge Bar, com animação com a Banda Panela, DJ Flavio Blard, DJ Beea e DJ Platz. Convites à venda na bilheteria do restaurante, à Avenida Leovigildo Dias Vieira, 810, Itaguá, Ubatuba.

O sábado também será marcado pela abertura soft open da Filipe Toledo Surf Store, na mesma Praia Grande, o primeiro empreendimento do top do Championship Tour em sua Cidade e que também já é parceiro oficial do campeonato. "É muito bom abrir a loja já totalmente ligada ao surf, a um campeonato que tem história, que minha família já participou, e na frente onde escolhemos ter nosso empreendimento. Já começamos bem", afirma Filipinho, lembrando o título paulista de Matheus, seu irmão mais velho, em 2010.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Fabriciano Júnior


Competindo 'em casa', Hizunomê Bettero quer entrar para o seleto grupo de tricampeões paulistas de surf profissional

EXPERIENTE SURFISTA TAMBÉM TENTA A LIDERANÇA DO RANKING BRASILEIRO ABRASP NO SURF TRIP APRESENTA ONBONGO PRO CONTEST, DE SEXTA-FEIRA A DOMINGO, NA PRAIA GRANDE, EM UBATUBA

Bicampeão em 2005 e 2011, o experiente Hizunomê Bettero quer entrar para o seleto grupo de tricampeões paulistas de surf profissional e espera comemorar o feito "em casa", onde pegou suas primeiras ondas, no Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest, de sexta-feira a domingo (22 a 24), na Praia Grande, em Ubatuba. A competição em etapa única definirá o campeão estadual 2019 e também vale importantes 3 mil pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), atraindo atletas de vários estados.

O último tricampeonato no Paulista Profissional de Surf aconteceu há mais de 20 anos. Em 34 edições, apenas dois surfistas comemoraram três títulos estaduais. O primeiro foi o santista Almir Salazar, na verdade o único tetra, ainda na década de 80, e depois Jair de Oliveira, também de Santos, com o tri comemorado em 98. "A expectativa é muito boa, ainda mais que vai ser definido aqui em casa. O tri será um sonho. É um campeonato de muita tradição, com nível bem alto", comenta.

"É sempre bom ter conquistas, ainda mais um Paulista, para buscar bons patrocínios, sem falar que me ajudará muito no Brasileiro", afirma o atleta, agradecendo os patrocinadores atuais. "A Back Fish, que está comigo desde 2015, o Grupo Katrunfo, a Banana Wax, a Fisio&Funcional, na reabilitação do corpo, e o Okone Sushi, restaurante local, muito bom na culinária japonesa, mexicana e peruana. Todos me ajudando a seguir competindo".

Ele mostra animação dupla, também por tentar a liderança do ranking Abrasp. Hizu é o atual vice-líder, praticamente empatado com o também paulista Igor Moraes. "Ele está em vantagem, por ter um resultado a menos. O resultado dele vai somar integral enquanto eu tenho de trocar. Vai depender das colocações que cada um garantir, mas vou dar meu melhor para chegar bem, com esse título. Vou buscar com tudo que eu puder, para ficar aqui em casa", diz o atleta.

Aos 33 anos de idade, Hizunomê segue competindo e nesse ano decidiu ficar mais no Brasil, depois de várias temporadas no Qualifying Series (QS). Algumas delas chegando próximo da vaga à elite. Em 2017, inclusive, teve uma vitória no QS 1500 na Califórnia/EUA e na sequência um segundo no QS 3000 em Durban, África do Sul. "No início do ano fui para a Austrália e Chile, mas como não tive bons resultados, optei por ficar em casa, para me dedicar ao Brasileiro", conta.

"Tenho ficado mais com meu filho, minha esposa, minha família, curtindo aqui, treinando, fazendo alguns trabalhos por fora, mas sempre mantendo o foco no surf e nas competições. A vida hoje está ótima. Graças a Deus está tudo correndo bem e só tem a melhorar. Tenho vários planos para o futuro", acrescenta Hizu. "Estou me sentindo muito bem e agora tenho a oportunidade de competir em casa, uma motivação maior ainda", reforça.

Ele também fala da relação com a praia sede do Paulista, lembrando o seu início no surf. Antes de pegar ondas, tentou o vôlei, esporte que os pais praticam, mas por ser muito jovem e não ter idade para ingressar na Escolinha da Prefeitura, iniciou no surf, justamente na Praia Grande. Até hoje mora próximo, no bairro Ipiranguinha, e sempre frequenta essa onda.

"Gosto muito de surfar na Praia Grande, foi onde eu iniciei a minha carreira. Aprendi a surfar ali com meus pais, enquanto eles vendiam artesanato na praia e, depois entrei na Escolinha Municipal, enquanto o Jacob coordenava, o Carlinhos passava os alongamentos e o professor Fabinho estava ali sempre presente. Foi ali que dei meus primeiros passos, como amador, onde tive a maior evolução. Minhas primeiras rasgadas, batidas e aéreos. Tenho uma afinidade muito grande com essa praia", ressalta.

FESTA - A competição distribuirá R$ 30 mil em premiação, sendo R$ 8 mil ao vencedor. Todas as baterias terão transmissão ao vivo pela internet, no site da Federação Paulista de Surf, o www.fpsurf.com.br. No sábado, a partir das 22h30, será realizada a festa oficial do evento, no Jundu Restaurante Lounge Bar, com animação com a Banda Panela, DJ Flavio Blard, DJ Beea e DJ Platz. Convites à venda na bilheteria do restaurante, à Avenida Leovigildo Dias Vieira, 810, Itaguá, Ubatuba.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Fabriciano Júnior


Classificado para a final do Mundial Pro Júnior da WSL, Fernando Júnior é um dos destaques na disputa do título paulista de surf profissional

SURFISTA DE 18 ANOS 'ADOTADO' PELA FAMÍLIA MEDINA É UM DOS NOVOS NOMES DA MODALIDADE

Classificado para o Mundial Pro Júnior de Surf, da World Surf League (WSL), o paulista de Maresias, Fernando Júnior, é mais um destaque na disputa do título paulista de surf profissional no Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest, de sexta-feira a domingo (22 a 24), na Praia Grande, em Ubatuba. Aos 18 anos, o surfista 'adotado' pela Família Medina desponta como um dos novos nomes da modalidade e sonha seguir os passos de seu ídolo Gabriel Medina.

Pronto para embarcar para Taiwan, onde disputa o principal torneio para surfistas com até 18 anos, ele quer representar antes o seu patrocinador, a Onbongo, em Ubatuba. "É um campeonato muito importante para qualquer surfista brasileiro e para mim se torna ainda mais, por ser realizado pelo meu patrocinador, que há muito tempo me ajuda e confia no meu surf", diz o atleta, também agradecendo o apoio da Armarinhos Fernando.

"Sem eles, não estaria viajando para os campeonatos e sou muito grato a eles por estarem ajudando a conquistar os meus sonhos", reforça Fernando, que há alguns anos mora na casa da família Medina e desde muito novo tem Charles Saldanha Rodrigues, padrasto e técnico de Gabriel Medina, também como seu mentor. Foi inclusive ele que o apelidou, quando pequeno, de Fernando John John, por sua semelhança com o surfista havaiano bicampeão mundial.

"Sem o Charles eu não seria ninguém hoje. Foi o cara que me incentivou desde o começo, me ajudou em tudo, me deu equipamentos da melhor qualidade. Charlão é um anjo que apareceu na minha vida e essa vaga para o Mundial eu devo muito a ele e à família Medina, por ser hoje a minha família. O Charles e a Simone (mãe de Gabriel) são como pai e mãe. Sou muito grato por ter eles", ressalta o surfista.

Ele também fala da ótima relação com o "irmão mais velho" que ganhou ao viver com a família Medina. "Ele é meu ídolo, o melhor do Mundo, é incrível e me incentiva toda vez que surfamos juntos. Sempre me dá toques, conversa. É um grande incentivo estar perto", elogia, "mas em qualquer brincadeira com ele, tenho de ganhar, porque é bem competitivo em tudo e isso é bom", revela.

Fernando Júnior, nome que adotou quando iniciou a sua carreira profissional, começou a surfar por incentivo de seu pai, ainda quando morava na Praia de Paúba, São Sebastião. "Aprendi com 11 anos de idade e no começo tinha apoio dos amigos Caio Costa e João Pedro e do pai deles, o Paulo Cesar Caveira. Foi o começo de tudo, gostava de surfar e peguei amor pelo esporte", lembra.

Para chegar à vaga ao Mundial Pro-Júnior, Fernando chegou à final da última etapa, no Peru. "Meu foro será ganhar o campeonato, fui muito focado e, infelizmente foi por pouco, mas estou realizado em conseguir a vaga", conta o competidor, que já planeja seu futuro. "Meu sonho é um dia estar na elite do surf mundial e viver do esporte. Quero competir no QS, conseguir pontos para as etapas 10000 e tentar a vaga para o Championship Tour", completa.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Aleko Stergiou


Decisão do título paulista de surf profissional já conta com 60 inscritos de 9 estados

SURF TRIP APRESENTA ONBONGO PRO CONTEST ESTÁ CONFIRMADO PARA OS DIAS 22 A 24, NA PRAIA GRANDE EM UBATUBA, E TAMBÉM VALE 3 MIL PONTOS NO RANKING DA ABRASP

A decisão do título paulista de surf profissional 2019 já conta com 60 inscritos de nove estados. O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest definirá o novo campeão estadual em etapa única nos próximos dias 22 a 24, na Praia Grande, em Ubatuba, com R$ 30 mil de premiação e também valendo 3 mil pontos para o Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Serão atletas do Rio Grande do Sul ao Ceará e entre os inscritos, nomes de ponta como os líderes do ranking brasileiro, Igor Morais e Hizunomê Bettero; o campeão sul-americano WSL em 2015, Robson Santos, e um dos mais experientes atletas em atividades no Circuito, Dunga Neto. A nova geração também está bem representada com Ryan Kainalo, ainda com 13 anos, Diego Aguiar, Fernando Júnior, Renan Rodrigues e Gustavo Giovanardi.

Outro destaque confirmado mostra versatilidade nas ondas. Luiz Diniz, o Bolinha, é o bicampeão de Stand Up Paddle (SUP) wave no ISA World SUP Championship, e também compete nas pranchinhas. Neste ano, o atleta já garantiu uma importante vitória no Circuito Mundial Profissional da modalidade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e compete em Ubatuba, vindo direto da etapa em Barbados, como preparação para tentar um novo ouro em El Salvador.

"Com certeza, o Paulista terá mais uma decisão de alto nível. Além do título estadual em si, que já é tradição no surf brasileiro, temos os 3 mil pontos na Abrasp, com dois paulistas dividindo a ponta, o que garantirá mais emoção ainda. A Praia Grande, em Ubatuba, tem história, foi palco dos grandes festivais e novamente vai receber um evento importante", afirma o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.

A competição segue com inscrições abertas e, para garantir presença nas baterias, o atleta precisa enviar e-mail para inscrição@fpsurf.com.br com o pagamento da taxa feito em dinheiro no palanque, antes do início da disputa. É preciso constar no pedido o nome de competição, se é profissional ou amador e o estado onde mora. A taxa é de R$ 230,00 para atletas profissionais e R$ 260,00 para amadores.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de fotos: Aleko Stergiou


Surfista da geração Medina quando amador e um dos grandes amigos de Filipe Toledo, Geovane Ferreira busca título paulista profissional

CAMPEONATO SERÁ DISPUTADO NOS PRÓXIMOS DIAS 22 A 24 NA PRAIA GRANDE, EM UBATUBA

Ele fez parte da geração Medina quando amador e é um dos grandes amigos de Filipe Toledo. Geovane Ferreira deu trabalho para os nomes do momento nas categorias de base, não despontou no Circuito Mundial, mas segue competindo e é um dos nomes de destaque no Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf Profissional, nos próximos dias 22 a 24, na Praia Grande, em Ubatuba.

A competição distribuirá R$ 30 mil de premiação e além do título estadual, tem como atrativo 3 mil pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). O atleta de 27 anos compete "em casa", na praia onde aprendeu a surfar e brincava com Filipinho quando criança. Na última edição do Paulista, em 2017, ele foi um dos candidatos ao título e chegou até a última etapa com chances.

Nesse ano, o campeonato será disputado em etapa única e Tchuca, como é conhecido, mostra animação. "A expectativa é sempre das maiores. Esses caras que fazem parte do CT, todos tiveram seus momentos no Paulista. Quero também gravar meu nome nesse evento. É uma honra, sei que não é fácil, tem muita gente boa, mas quero batalhar muito para que isso aconteça na minha careira", diz.

"O Paulista é importante demais, mostra você para o Brasil. Não é à toa que o Peterson Crisanto (campeão invicto em 2016) veio para São Paulo venceu e hoje faz parte da elite, entre outros atletas. Quero muito que isso aconteça na minha carreira", reforça o surfista.

Para ele, surfar em Praia Grande é estar em casa. Foi nessa praia que ele aprendeu a surfar aos oito anos na Escola de Surf da Prefeitura, tendo Ricardo Toledo como seu primeiro instrutor, e hoje dá aulas de iniciação ao esporte. "Fico feliz pelo campeonato ser ali, onde tudo começou, me identifiquei com o esporte. Minha família pode estar por perto, acompanhando. Com certeza terei uma energia muito boa. Ali me traz boas memórias", comenta Geovane, recordando justamente seu início e a relação construída com Filipinho.

Ele conta que o início foi difícil, porque morava na Praia Dura, com boas ondas, mas não tinha prancha. Depois, quando foi morar no Centro, teve o apoio do casal Abel "Ney" e Camila Nunes, responsáveis por seu primeiro equipamento. "Eles foram como pais para mim, iam nas reuniões de escola, me levavam para surfar. Depois aprendi um pouco mais com o Ricardinho, com a família, com o Filipe".

"Por mais que eu não seja um campeão mundial, esteja no CT, me sinto privilegiado por poder surfar e conhecer pessoas como essas", ressalta. "A relação com o Filipe é muito boa. O garoto é fantástico, tem um coração gigante, tem uma simplicidade incrível, um respeito e um carinho por mim, que as vezes até me constrange. Sempre preocupado, me liga, para saber se está tudo bem comigo, com a família, se eu preciso de alguma coisa. É o Filipe sendo ele", elogia.

A amizade entre os dois começou ainda no início dos tempos de aprendizagem ao surf e ele confessa que na época o que gostavam mesmo nas brincadeiras era empinar pipa, mais do que surfar. "A gente começou ali no Canalzinho, revezando prancha, pegando ondinha, passava o dia na praia. Não era só surf. Empinava pipa, jogava futebol e gostava mais de empinar pipa, essa era a verdade. Fico feliz por ter feito parte do começo da trajetória dele", revela.

Na vida competitiva, sob orientação do técnico Alberto Jacob, hoje secretário municipal de esportes de Ubatuba, Geovane se destacava, com finais contra atletas que hoje figuram na elite como Gabriel Medina e Jessé Mendes e guarda na memória uma vitória importante contra Italo Ferreira, atual líder do CT, durante etapa do Sul-Americano Pro-Júnior, na Praia da Vila, em Imbituba/SC, em 2012.

"Tive o prazer de competir contra Medina, Jessé, Miguel Pupo, Filipinho, Peterson, Italo, Caio Ibelli, Deivid Silva, entre tantos outros. Tenho lembranças muito boas competindo contra eles, mas tem uma especial, que nunca vou esquecer, quando venci o Sul-Americano contra o Italo. Tinha uns 2 metros de onda", relata. "Mas fiz grandes baterias contra Medina, Jessé. Me sinto honrado de ter feito parte dessa geração e ver eles hoje brilhando e dando alegria ao nosso país", enfatiza.

Atualmente Geovane dá aulas de surf na Praia Grande e segue competindo. "Minha vida está legal, não estou com patrocínio principal, mas consigo levar a vida dentro do esporte. Se aparecer oportunidade, estou mais do que preparado", finaliza o atleta, que tem o copatrocínio da Trash, Trópico Açaí, Rocksolid, Surfly e pranchas Sharpeye.

As inscrições para o evento seguem abertas e o atleta precisa enviar e-mail para inscrição@fpsurf.com.br com o pagamento da taxa feito em dinheiro no palanque, antes do início da disputa. É preciso constar no pedido o nome de competição, se é profissional ou amador e o estado onde mora. A taxa é de R$ 230,00 para atletas profissionais e R$ 260,00 para amadores.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de foto: Divulgação


Abertas as inscrições para o Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf

COMPETIÇÃO EM UBATUBA DEFINE O CAMPEÃO ESTADUAL E TAMBÉM VALE PELO RANKING ABRASP

As inscrições para o Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf já estão abertas. O campeonato está confirmado para os dias 22 a 24 de novembro, na Praia Grande, em Ubatuba, com R$ 30 mil de premiação, definindo o novo campeão estadual profissional, além de valer importantes 3 mil pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Vale destacar que o líder do ranking Abrasp é Igor Moraes, de São Sebastião. "Serão dois grandes atrativos, o título paulista, que é uma tradição no surf brasileiro, e os 3 mil pontos da Abrasp, tendo um paulista na frente, o que nos deixa animados, porque ele vai defender a ponta praticamente em casa", afirma o presidente da Federação Paulista de Surf e organizador do Campeonato, Silvio da Silva, o Silvério.

Até a próxima segunda-feira (28) as vagas são exclusivas para atletas profissionais do Estado de São Paulo. Depois, as inscrições podem ser feitas por competidores de profissionais de todo o País e, a partir do dia 10, os amadores poderão garantir participação. A lista de inscritos será finalizada no dia 17 de novembro, às 17h, ou antes, se o limite de 96 participantes for alcançado.

Para garantir presença nas baterias, o atleta precisa enviar e-mail para inscrição@fpsurf.com.br com o pagamento da taxa feito em dinheiro no palanque, antes do início da disputa. É preciso constar no pedido o nome de competição, se é profissional ou amador e o estado onde mora.

A taxa é de R$ 230,00 para atletas profissionais e R$ 260,00 para amadores. "Não faremos inscrições por telefone ou whatsapp e o competidor deve aguardar resposta por e-mail confirmando a participação",ressalta Silvério, lembrando que o competidor que se inscrever e não comparecer terá seu nome enviado à Abrasp, sendo impedido de participar de qualquer outro evento até o pagamento da inscrição.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Trip & Surf Skate Mag e a realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Crédito de foto: Pedro Monteiro


Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf é a novidade para os surfistas profissionais em São Paulo

EVENTO DEFINIRÁ O CAMPEÃO ESTADUAL 2019 E SERÁ REALIZADO DIAS 22 A 24 DE NOVEMBRO, EM UBATUBA

O mais antigo título do surf profissional brasileiro está de volta! Depois da pausa em 2018, a Federação Paulista de Surf definirá o campeão estadual 2019, com o Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf, nos dias 22 a 24 de novembro, na Praia Grande, em Ubatuba. O evento conta com R$ 30 mil de premiação, sendo R$ 8 mil ao vencedor, e é aberto a atletas de todo o Brasil.

O presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, comemorou o retorno do tradicional campeonato, lembrando que a disputa foi realizada por 34 edições consecutivas, entre 1980 e 2017, e elogiou a iniciativa da Surf Trip e Onbongo em investirem no campeonato. "O título paulista é uma tradição, os atletas aguardam essa disputa e ficamos felizes em poder voltar a realizar o campeonato e em ótimas condições", anuncia Silvério, como é mais conhecido.

"Infelizmente em 2018 ficamos sem esse evento, sabemos das dificuldades que o País passa, mas a Surf Trip e a Onbongo aceitaram o desafio e projetam um longo caminho. A história do título paulista é cheia de grandes nomes, os principais atletas passaram pelo nosso Circuito, e temos certeza de que continuaremos colaborando para o surf brasileiro crescer", complementa o presidente da Federação Paulista.

news1O empresário Marcio Bernardinello, diretor Grupo STK, que gerencia a Surf Trip e também as redes de lojas Kyw e Super Tubes, fala da satisfação e alegria em contribuir com o retorno do campeonato e enaltece a parceria com a Onbongo, uma marca tradicional, que já promoveu etapas do Mundial, inclusive. "Ser um dos patrocinadores oficial de um evento profissional sempre foi um sonho nosso. Ficamos muito contentes em poder contribuir para a viabilização do evento", diz.

"É um campeonato de muita importância para o desenvolvimento do surf brasileiro e o mais gratificante é poder acompanhar o novo show de surf que os atletas sempre dão em Ubatuba, vestindo a lycra Surf Trip", reforça Marcio, destacando que a marca Surf Trip vem crescendo cada vez mais e, além do aumento do número de lojas, esse ano está lançando uma linha de confecção e também conta loja virtual, a www.surftrip.com.br e com a agência de viagens Surf Trip Tour. "Com a entrada no Paulista de Surf Profissional elevamos o status da marca Surf Trip para onde ela merece e atingimos uma das nossas missões como marca que é dar o retorno investido em atletas, campeonatos e eventos", completa.

Na última edição realizada, em 2017, o título paulista ficou com Weslley Dantas, de Ubatuba, repetindo a conquista que seu irmão Wiggolly Dantas teve em 2014. Em 2016, quem ergueu a taça de melhor do Circuito foi o paranaense Peterson Crisanto, com o campeão paulista sendo Magno Pacheco, de Guarujá.

O primeiro campeão (e também único tetracampeão estadual) foi Almir Salazar, no biênio 1980/81 e que depois repetiu o feito em 82/83, 86 e 87. Outros nomes conhecidos também ergueram a taça do Paulista, como Picuruta Salazar, Amaro Matos, Renan Rocha, Jojó de Olivença, Tinguinha Lima, Joca Júnior, Tadeu Pereira, Renato Galvão, Matheus Toledo, Thiago Camarão e Jair de Oliveira, que foi tricampeão.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Trip & Surf Skate Mag e a realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

TODOS OS CAMPEÕES DO CIRCUITO PAULISTA
2017 - Weslley Dantas/Ubatuba
2016 - Peterson Crisanto/PR (campeão paulista: Magno Pacheco/Guarujá)
2015 - Thiago Camarão/São Sebastião
2014 - Wiggolly Dantas/Ubatuba
2013 - Bruno Galini/BA (campeão paulista: Odirlei Coutinho/Ubatuba)
2012 - Ricardo Ferreira/Praia Grande
2011 - Hizunomê Bettero/Ubatuba
2010 - Matheus Toledo/Ubatuba
2009 - Ricardo Ferreira/Praia Grande
2008 - Saulo Júnior/Ubatuba
2007 - Renato Galvão/Ubatuba
2006 - Bruno Moreira/Praia Grande
2005 - Hizunomê Bettero/Ubatuba
2004 - Simão Romão/RJ (campeão paulista: Beto Fernandes/Praia Grande)
2003 - Odirlei Coutinho/Ubatuba
2002 - Renato Galvão/Ubatuba
2000 - Maicon Rosa/Guarujá
1999 - Tadeu Pereira/Ubatuba
1998 - Jair de Oliveira/Santos
1997 - Jair de Oliveira/Santos
1996 - Joca Júnior/RN (campeão paulista: Tinguinha Lima/Guarujá)
1995 - Narciso Oliveira/Ubatuba
1994 - Jair de Oliveira/Santos
1993 - Jojó de Olivença/Guarujá
1992 - Tinguinha Lima/Guarujá
1991 - Renan Rocha/São Paulo
1990 - Douglas Lima/Santos
1989 - Picuruta Salazar/Santos
1988 - Amaro Matos/Guarujá
1987 - Almir Salazar/Santos
1986 - Almir Salazar/Santos
1985/84 - Paulo Rabelo/Guarujá
1983/82 - Almir Salazar/Santos
1981/80 - Almir Salazar/Santos

Crédito de fotos: Divulgação